quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A teoria da Alma, Platão - Relações sobre a justiça

A justiça, para Platão é a certa utilização das divisões da alma.Quando há a junção dessas três, há aquilo que chamam de justiça.
Cada ser humano nasce com as três divisões da alma, sendo elas, a concupiscente, que busca os prazeres da vida,a irascível, que busca a defesa de tudo , sendo sempre irritada ou envaidecida, e a racional, responsável pelo conhecimento.
 Depende da natureza a idéia de obter mais ou menos fatores num único ser.Será ela (a natureza)que  escolherá a quantidade certa e necessária para que ocorra uma boa divisão social, onde todas vivam em paz, na “plena justiça”.
A utilização desses três fatores sem excessos e sem falta, resultará na sabedoria comum, na justiça, no ciclo cidadão, na paz da alma, na liberdade de escolha e expressão,mas isso é um sonho distante, pois todo ser já é altamente influenciado para o descontrole natural das três ordens da alma.
O ser ainda sente, sente amor, compaixão, mas o orgulho e o desejo é excessivo, fazendo-o tornar-se um bicho desleal, com baixa atividade e utilidade da parte racional.
A justiça é o conceito de uns, daqueles que se dizem racionais, mas o que realmente é justo é aquilo que agrada um todo, uma coisa muito difícil de ocorrer no mundo, devido a grande diversificação.
Quando soubermos utilizar bem a concupiscente, a irascível e principalmente a racional, estaremos em uma justiça total, onde não existira aquilo que chamam de “divisão de classe”, haverá a igualdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário