segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Quero libertar-me da super consciência


Superego - da psicologia de Freud, é o que censura, proíbe, reprime. Não permitindo assim, a satisfação plena dos instintos e desejos... Pois nos leva, a todo tempo, a um comportamento moral, aceitável perante a sociedade... Ao politicamente correto! No momento em que tudo o que mais queremos é.. SIMPLESMENTE enlouquecer!



Hoje coloquei no meu orkut :  "Ah, vou libertar-me do "super-ego", exagerado.... ele ta muito assanhadinho pro meu gosto.... :s"

E a a maioria das pessoas ficaram com aquela cara de "poker face", tipo: não entendi....

Bom, o super ego ou super consciência, é a parte da nossa mente que nos proíbe de fazer certas coisas, devido as questões impostas pela sociedade, pelo grupo de convívio.

As pessoas dizem que tal coisa é certa, tal coisa é errada, mas porque é certo ou errado, se for criação deles, e não por extinto?? Os conceitos de bem e mal, certo e errado devem ser analisados. Pois o que é bom para mim, pode ser ruim para você, e vice versa.

Todo dia eu me vejo em uma situação de super consciência, e muitas vezes não ajo, devido tais bloqueamentos.

Se tem tanta gente despreocupada, porque vou me matar por algo banal?

Então decidi me libertar um pouco do super ego, principalmente na parte da "consciência moral (al. Gewissen), que determina o mal a ser evitado", cansei de me maltratar todo dia pelo remorso desnecessário.... isso faz um mal a saúde... :s

Agora é agir, sem ter medo de errar.......... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário